sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O uso da vitamina C na pele

Olá pessoal, hoje venho falando de uma vitamina muito importante na nossa pele que é a vitamina C. Vejamos primeiro qual é o papel da vitamina C.


A vitamina C

A vitamina C, conhecida também como ácido ascórbico, é considerada um dos antioxidantes mais potentes da atualidade. Vem sendo muito utilizada devido sua capacidade incontestável de "varrer" os radicais livres. A vitamina C é hidrossolúvel e não é sintetizada dentro do nosso organismo, necessitamos de suplementos advindos dos alimentos ou dos complexos vitamínicos. Acelera o processo de cicatrização, estimula o colágeno, protege contra os efeitos nocivos do cigarro e poluição.
A vitamina C é uma substância essencial, sob todos os aspectos, no funcionamento da pele, incluindo o crescimento, manutenção e reparo, protegendo-a contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, feridas, síntese de colágeno e prevenção do envelhecimento precoce da pele.
Considerando a participação critica da vitamina C na pele jovem e saudável, é importante lembrar que o metabolismo não produz essa vitamina. Nos seres humanos, a reserva é de 1500mg. Uma pessoa sudável deve manter uma ingestão constante para manter suas funções corporais. E a pele se torna vulnerável na medida que o organismo extrai vitamina C da pele se há carência da mesma para outra função. O stress físico ou emocional aumenta ainda mais essa demanda por vitamina C, que é sempre retirada primeiro da pele.


A vitamina C e a pele

Na pele, a epiderme contem 5 vezes o nível de ácido áscorbico encontrado na derme. Depois de exposição aguda a radiação ultravioleta, os níveis de ácido áscorbico de sgotam, tanto na epiderme quanto na derme. O esgotamento relativo de vitamina C é comum em pessoas mais velhas, principalmente naquelas que sofrem de alguma doença como cancer e diabetes.
Na tentativa de suplementar o ácido áscorbico na pele, foi desenvolvida uma formulção tópica de vitamina C. A vitamina C, apresentada em solução aquosa (sob forma não ionizada), pode penetrar facilmente na barreira cutânea e acumular-se nesta última. Para permanecer não ionizada, é preciso que o ph da solução tópica fique abaixo de 3,5. Nessas condições, até 15% da solução aplicada topicamente, consegue penetrar na pele 48 horas. Depois de penetrada na pele, a vitamina C se estabiliza, não podendo ser removida por lavagem ou fricção. Os níveis de ácido áscorbico acumulado na pele são 20 a 40 vezes àqueles conseguidos pela ingestão oral. Depois qua a vitamina C é incorpada na pele, pode-se demostrar o efeito reservatório: mesmo que a vitamina C adicional seja retirada da pele, os efeitos dela permanencem por no mínimo 3 dias.
Em estudos realizados também, verificou-se que a vitamina C tem efeito fotoprotetor contra raios UVA e UVB. Desta forma, a vitamina C tópica é um exelente antioxidante da pele, que pode ser manipulado em farmácias além de existir comercialmente para vender. Levando a regressão do envelhecimento cutâneo já existente além de previnir efeitos maléficos dos radicais livres e assim evitando o envelhecimento precoce da pele.

Bom pessoal é isso aí, espero que vocês tenham notado a importância da vitamina C na nossa pele.

Beijinhos....e um ótimo final de semana para todos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Porque devemos manter a pele hidratada?

Oi Pessoal, Tudo bom??
Depois do post anterior que falamos sobre a importância da limpeza diária da pele, agora vamos falar poque devemos manter a nossa pele hidratada.
 A desidratação e a diminuição da elasticidade da pele ocorrem quando a perda de água do extrato córneo (camada de células morta e mais externa da epiderme) é maior que a sua reposição.
Veja neste link a continuação de como manter a sua pele hidratada que agora está no site da moda, beleza e estética http://modabelezaestetica.com.br.

Beijinhos...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A importância de ter como hábito a limpeza de pele diária.

Para manter a pele com aparência saudável, é necessário ter como hábito a sua limpeza diária, que tem como finalidade remover as células mortas, maquiagem, secreções sebáceas e impurezas.
A água sozinha é ineficaz para a limpeza da pele, principalmente a oleasa. Podem ser utilizados produtos que tenham a função de emulsificar os ácidos graxos(gorduras) da pele, sem causar ressecamento. Não deixam de ver o restante do post neste link sobre a limpeza de pele diária.