terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Proteja-se do sol

Oi pessoal, desculpem a minha ausência, estava bastante ocupada, mas hoje finalmente consegui tirar um tempinho para escrever um post, e resolvi falar um pouco de proteção contra os raios solares, devido a aproximidade do verão. Neste post, vamos esclarecer  uma série perguntas frequentes em relação ao sol.
Vamos lá.

O sol agride mais do que é possível visualizar. Sorrateiramente ele vai deixando as células com pequenos defeitos que se transfomarão, mais tarde, em manchas e câncer de pele É muito importante para a saúde da pele usar protetor solar sempre. As crianças desde muito pequenas devem ser protegidas, assim como os adolescentes e adultos. O filtro solar deve ser usado desde a infância para evitar inicio e progressão dos danos causados pelo sol.


Por que o sol faz mal?


A luz emitida por ele, principalmente aquela chamada UVB (ultravioleta B) chega à pele e agride várias estruturas como: DNA (proteína do núcleo celular), melanócitos (células que fazem a melanina), vasos (que promovem a irrigação da pele), fibras de colágeno e elastina (responsávieis pela firmeza da pele), entre outras. Essa agressão é neutralizada, em parte, pelas defesas naturais da pessoa, mais vai se acumulando até que com idades mais avançadas (por volta dos 40 anos) começão a aparecer as consequências dessa agressão: aspereza, manchas, rugas e os vários tipos de câncer de pele.


O sol é necessário à saúde?


O sol promove bem estar e também é responsável pela ativação da vitamina D na pele. Essa vitamina é importante para evitar o raquitismo. O tempo de exposição ao sol necessário para evitá-lo é muito pequeno, cerca de 10 minutos diários são sufucientes para sua ativação. Para promover alegria e bem estar, esta quantidade também é suficiente.


O que é filtro solar?


Filtro solar é um produto cuja formulação terá ingredientes capazes de proteger a pele do sol. Existem dois tipos de filtros solares: o filtro químico e o filtro físico. O primeiro interage quimicamente com a radiação ultravioleta transformando-a em calor. O segundo protege por meio de uma barreira, promovendo a reflexão dos raios ultravioletas. Os filtros também podem ter outros princípios ativos como: hidratantes, vitaminas antioxidantes e clareadores. O filtro também pode ter vários veículos diferentes, como pomadas, cremes, géis e loções que vão ser indicados conforme o tipo de pele.


Bom amigas, por hoje é só, aguardem a continuação.
Beijinhos....