1. Ela não desce para todas as meninas ao mesmo tempo
Suas amigas menstruaram e você, nada? Calma que a sua hora vai chegar. O esperado é que a menstruação aconteça entre 8 e 16 anos – ou seja, há um intervalo de oito anos! Por isso, se você está dentro dessa faixa etária, nada de se preocupar (mesmo que você seja a única da turma que não virou mocinha). Apenas procure ajuda médica se estiver muita fora desse grupo.
2. Ela dá sinais de que vai acontecer
A menstruação costuma descer dois anos antes depois que os seios e pelos pubianos começam a crescer e seis meses depois que desce um corrimento parecido com clara de ovo. Outra dica: é grande a chance de você ficar menstruada com a mesma idade que a sua mãe ficou.
3. É normal menstruar e, logo depois, ficar sem menstruar
Isso acontece e é um processo totalmente hormonal. Provavelmente, você vai crescer muito nos meses seguintes à menstruação e, cerca de dois anos depois, ela vai se regularizar. Agora, se mesmo depois disso ela andar com uma frequência meio estranha, vá a um ginecologista pra ver se está tudo bem.
4. TPM existe
Dias antes de a sua menstruação descer, as alterações hormonais vão mexer com seu corpo. É normal ficar mais irritada, ter vontade de comer mais doces, ficar com os seios doloridos e chorar. Calma que isso tudo passa logo e esses sinais devem aparecer sempre alguns dias antes de você menstruar.
5. Nem toda absorvente é igual
Tem o com abas, o noturno, o com cobertura seca, o OB. Você vai ter que testar vários modelos até encontrar um que te deixe bem segura. E vale lembrar que, com absorvente, nada de economizar: troque pelo menos a cada três horas.
6. Depois de menstruar, você não vai crescer muito
O esperado é que você cresça por até três anos depois de menstruar e pare.
7. É possível atrasar a vinda da primeira menstruação
Tem muita menina que até faz tratamento para isso. Como quem menstrua não cresce muito mais depois, há casos de meninas que preferem tomar hormônios e menstruar mais tarde, para crescer por mais tempo. Claro que isso só pode ser feito com um acompanhamento médico e em casos realmente necessários.
8. Ter cólica é normal
A dor é provocada pela parede do seu endométrio se desmanchando. Afinal, como você não engravidou, ela não precisa ficar mais espessa para acomodar um feto. Sentir um pouco de dor é normal. Agora, se você sofre muito com a cólica, vale pedir um analgésico ao seu ginecologista.
Ficou tudo claro? Se faltou alguma coisa, só avisar!
Beijos
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/soscorpo-capricho/~3/txTspoI8ono/
Nenhum comentário:
Postar um comentário