As propriedades da argila variam conforme sua composição. Em geral, são ativadoras da microcirculação periférica, absorventes, antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras, bactericidas etc. Tais porpriedades conferem à argila ações terapêuticas práticas, tais como: retardo do envelhecimento; alívio da tensão,fadiga muscular, insônia e má circulação; eliminação de toxinas, entre outras.
As principais formas de utilização da argila para fins terapêuticos são a máscara, o cataplasma e as compressas. A máscara pode ser aplicada diretamente sobre a pele - preferencialmente com água morna - e retirada após a secagem da argila. O cataplasma , também depositado direto sobre a pele, deve ser feito preferencialmente com água fria e deixado por cerca de 1 hora e a compressa pode ser fria ou quente e não é utilizada diretamente na pele.
Pode ser utilizada em diversas partes do corpo:
- no rosto para balancear a oleosidade da pele, hidratá-la e rejuvenescê-la;
- em edemas e ferimentos não-expostos para cicatrizar (p. ex.: psoríase, acne, rosácea);
- em dores musculares e articulares para analgesia local;
- em terapias capilares;
A argila não possui contra-indicação, porém há restrição com relação ao seu uso no ventre das mulheres grávidas por causa de sua ação estimulante e ativadora da circulação.
Os efeitos podem ainda ser potencializados adicionando-se algumas gotas de óleos essenciais à argila.
ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.
ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.
ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.
ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.
ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.
Beijinhos....e até a próxima.
To doiiiiiiiiida pra fazer!!!!
ResponderExcluirbeijokas
http://thingsland.blogspot.com
Adorei as dicas!!! deve ser ótimo mesmo
ResponderExcluirBeijos
www.decaronanamoda.com
Aii eu amo, uso sempre em casa, tanto a branca como a verde! E fica ótima depois de usa-las!
ResponderExcluirAdorei as dicas..
Beijão..
natyfigueiredo.com
Usei uma vez e achei uma delícia!!!
ResponderExcluirBjs, Tatty
http://suspirofashion.com
Não deixe de participar dos sorteios que estão rolando lá no Suspiro! Vc concorre a lencinhos removedores de maquiagem da Océane Femme, esmaltes argentinos, corretivo e 2 rímmels da Maybelline, incluindo um Colossal!
Primeira vez por aqui e adorei saber sobre a argiloterapia! Ja estou te seguindo!
ResponderExcluirBesos de Buenos Aires
Dani
www.miestilomimoda.blogspot.com